Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 24 de junho de 2015

“KARL LAGERFELD. MODEMETHODE” – A MAIOR RETROSPETIVA DA OBRA DE KARL LAGERFELD


Karl Lagerfeld é um dos criadores de moda mais reconhecidos em todo o mundo. A sua grandiosa obra representa um capítulo importante da história da moda dos séculos XX e XXI e é o tema da retrospetiva “Karl Lagerfeld. Modemethode”, que está patente até 13 de setembro de 2015 no “Art and Exhibition Hall of the Federal Republic of Germany”, em Bonn.

Karl Lagerfeld é conhecido por dar uma nova vida a formas clássicas e por reinventar-se continuamente. Desde o início da sua carreira em 1955, tem trabalhado para grandes casas de luxo, como Balmain, Patou, Fendi, Chloé, Karl Lagerfeld e Chanel. Diretor criativo da Chanel desde 1983, é considerado pelos especialistas como o único sucessor legítimo da fundadora da casa, Gabrielle Coco Chanel. A par do seu trabalho para a Chanel, desenha duas a quatro coleções por ano para a casa italiana Fendi, além da sua marca homónima.

No início dos anos 1960, Karl Lagerfeld percebeu que o futuro da moda não podia restringir-se somente à Alta Costura e passou a dedicar-se também ao pronto-a-vestir: “A moda que não passa pela rua não é moda”, afirmou. Além de roupa, Lagerfeld desenha também uma vasta gama de acessórios para acompanhar as suas coleções. Igualmente progressista em matéria de distribuição e comercialização, ele defende uma mudança de paradigma na indústria da moda. Desde os anos 1990, tem complementando o seu trabalho para marcas de luxo com colaborações com empresas que produzem moda para um público mais massificado. Em 2004, foi o primeiro designer a criar uma coleção exclusiva para a H&M, dando início a uma série de colaborações de sucesso entre a marca sueca e grandes nomes da moda internacional.

Com curadoria de Amanda Harlech, colaboradora de longa data do kaiser, “Karl Lagerfeld. Modemethode” mostra como o criador pensa em cada detalhe das suas coleções, desde o esboço inicial até à peça de roupa final, os acessórios, a definição da cenografia e música dos desfiles, as fotografias e o design gráfico dos materiais de imprensa, as campanhas de publicidade, os catálogos, as montras das lojas. Tudo é pensado ao pormenor por Karl Lagerfeld.



FOTOS: © Albrecht Fuchs

Sem comentários: